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Página Inicial > Revista Alcântara em Foco
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Revista Alcântara em Foco

publicado 24/05/2019 11h07 | última modificação 14/10/2019 10h21

A Revista Alcântara em Foco é uma revista de divulgação com uma publicação anual do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Alcântara e tem como objetivo principal tornar público as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos servidores e alunos do campus, podendo divulgar também os acontecimentos do universo administrativo e da assistência estudantil. O periódico está estruturado em: Comissão Editorial, Conselho Editorial, Editores e Organizadores, Pareceristas, Autores e Equipe Técnica. Os manuscritos (artigos, relato de experiência, etc.) submetidos à publicação deverão ser preparados segundo as normas adotadas pelo corpo editorial e encaminhados a comissão editorial exclusivamente por via eletrônica, por meio do e-mail: comissaoeditorial.alcantara@ifma.edu.br. Toda edição é feita pelos servidores do campus, ficando a editoração e diagramação a cargo da Editora IFMA. A revista aborda o conteúdo em um formato leve e de fácil compreensão. Não são cobradas taxas para submissão e publicação dos artigos. Dúvidas podem ser encaminhadas para o editor chefe pelo e-mail: revista.alcantara@ifma.edu.br

 

Equipe

Comissão Editorial

Ana Cláudia Caminha de Melo Andrade (Editora Chefe)
Marcel Soares Lima (Editor Adjunto)
Tatiane da Silva Mendonça (Editora Adjunta)

comissaoeditorial.alcantara@ifma.edu.br

Conselho Editorial

Ana Jéssica Correa Santos
Danielle Cunha de Souza da Rocha
Francisco Jadilson dos Santos Silva
Francisco Wellery Nunes Silva
Lucia Tereza Pinto Tugeiro
Mario Renato Nunes Crispim da Silva Chaves Lima
Monica Verona Sa Paiva Silva
Rafaella Oliveira da Silva
Suzany Silva Batista

conselhoeditorial.alcantara@ifma.edu.br

Pareceristas

A Política Editorial da Revista garante o anonimato aos pareceristas que avaliarão os artigos e resumos expandidos, por ser uma revisão por pares em dupla ocultação.

Equipe Técnica: Revisores e Profissionais de Tecnologia da Informação

Amália Tereza Lima da Guia
Clécia Assunção Silva
Eric Gaspar Lopes dos Santos
João Batista Sousa de Carvalho

Contatos

Endereço: Rua do Forte (Rua da Baronesa), Centro, Alcântara – MA, CEP: 65.250-000.
E-mail: revista.alcantara@ifma.edu.br

 


Missão

Publicar e divulgar as produções decorrentes das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMA – Campus Alcântara, além de criar um canal de diálogo entre a Instituição e a comunidade externa.

Visão

Registrar e disseminar as ações de ensino, pesquisa e extensão do Campus Alcântara e possibilitar a criação de um memorial ao longo dos anos.

Periodicidade

A revista terá periodicidade anual.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Institucional receberá na primeira edição três tipos de manuscritos: os manuscritos (originais) resultados de projetos de ensino e de extensão desenvolvidos no Campus, que irão compor as seções de Relatos de Experiência e, os manuscritos na forma de artigo científico e resumo expandido, resultados de projetos de pesquisa de docentes e alunos do próprio campus, que irão compor a seção Pesquisa em foco.

O processo de avaliação de todos os originais submetidos à Revista Institucional procederá inicialmente com o envio desses materiais, pelo autor, à Comissão Editorial, que é formada pelo editor-chefe e dois editores-adjuntos. Quando se tratar de projetos de ensino ou extensão desenvolvidos no campus, o manuscrito será encaminhado pelo editor-chefe ao editor-adjunto, que fará uma análise prévia do material (caso esteja muito em desacordo com as normas da revista poderá ser devolvido ao autor), após isso o encaminhará a no mínimo dois membros do conselho editorial para devidas avaliações. Se necessário, a avaliação pode contar com avaliadores externos. Os avaliadores farão uso de uma ficha de avaliação que ao final darão um parecer que orientará à comissão editorial na classificação dos originais. A revista publicará os cinco primeiros originais classificados como extensão e os cinco primeiros classificados como ensino.

Durante o processo de avaliação o manuscrito poderá ser: aceito, rejeitado ou aceito com restrições pelo conselho. Caso esta última situação ocorra, o avaliador enviará a solicitação para correções ao editor-adjunto, que a encaminhará ao autor. Dessa forma, garante-se a avaliação duplo-cego entre o autor e o avaliador. Após as correções pelo autor, o mesmo enviará ao editor adjunto o manuscrito já corrigido que será analisado pelo próprio editor-adjunto para certificar-se que o autor fez as devidas correções sugeridas pelo avaliador (que pode ser retornada aos autores para eventuais ajustes). Efetivado, todo processo o editor-adjunto registrará como APTO para publicação e, encaminhará o material para o editor-chefe, que com base na ficha de avaliação dos avaliadores, irá identificar quais, entre os manuscritos aptos, receberam maior pontuação na classificação e por fim encaminhar para edição. O processo de edição conta com a atuação do editor-chefe, equipe técnica da revista, além dos responsáveis pela editoração e diagramação.

Quando se tratar de submissão de artigos científicos e resumo expandido, o processo de submissão e avaliação será o mesmo descrito acima, apenas considerando que os avaliadores não serão os membros do conselho editorial, mas sim pareceristas convidados pela comissão editorial da revista. A revista garantirá a publicação de cinco artigos ou resumo expandido.

Critérios de avaliação para os artigos e resumo expandido

Os pareceres dos avaliadores indicarão se o artigo submetido atende aos requisitos para publicação na revista considerando os seguintes critérios:

Originalidade do trabalho;
Qualidade da pesquisa;
Caráter inovador
Relevância da pesquisa para área que se propõe;
Apresentação das ideias (Encadeamento lógico, recursos gráficos, referências, etc.);
Clareza textual;
Objetividade;
Consistência e adequação do conteúdo;
Relevância institucional e impacto social da ação.
Atendimento às normas de submissão da revista

Critérios de avaliação para os trabalhos de Extensão

Os pareceres dos avaliadores indicarão se o manuscrito resultado de um projeto de extensão submetido atende aos requisitos para publicação na revista considerando os seguintes critérios:

Associação com outras ações de extensão do IFMA;
Adequação à demanda local ou regional da proposta;
Caráter inovador;
Integração com ensino e pesquisa do IFMA;
Clareza, precisão da proposta e estruturação da escrita do projeto;
Impacto social da proposta;
Atendimento às normas de submissão da revista.

Critérios de avaliação para os trabalhos de Ensino

Os pareceres dos avaliadores indicarão se o manuscrito resultado de um projeto de ensino submetido, atende aos requisitos para publicação na revista considerando os seguintes critérios:

Aplicação do método científico;
Aproveitamento do conteúdo e qualidade do desenvolvimento do projeto;
Criatividade e Inovação;
Interdisciplinaridade;
Pertinência na relação com as disciplinas envolvidas;
Valor Pedagógico como possibilidade de aprendizagem;
Valor Pedagógico como estratégia didática de ensino;
Atendimento às normas de submissão da revista.

Política de acesso livre

Essa revista visa maior democratização e disseminação do conhecimento, oferecendo acesso gratuito, aberto e imediato ao seu conteúdo de forma a maximizar as potencialidades dos escritos produzidos pelo Campus Alcântara, bem como despertar seu interesse pelo ensino, pesquisa e extensão e, pela construção do conhecimento.

Comitê de ética

Todos os artigos enviados para a revista que envolve seres humanos e animais devem estar de acordo com a legislação vigente. Para os artigos que passaram pelo comitê o parecer do comitê de ética deve vir anexado ao artigo.


A revista institucional publicará trabalhos em Português sob a forma de apresentação, entrevista, resumo expandido, resenha, relatos de experiência, artigos e ensaios diversos.

Submissão online

As submissões dos trabalhos serão realizadas seguindo os seguintes passos:

1. O autor deve baixar o template disponível na página da revista de acordo com o tipo de manuscrito a ser submetido;
2. Preencher o template conforme os itens propostos;
3. Preencher o termo de responsabilidade, em caso de artigo;
4. Preencher o termo de transferência de publicação para todos os tipos manuscritos;
Termo de Transferência de Direitos de Publicação em docx | Termo de Responsabilidade em docx
5. Encaminhar o(s) arquivo(s) para o e-mail da comissão editorial: comissaoeditorial.alcantara@ifma.edu.br

Para realizar a submissão de trabalhos, assim como acompanhar o processo editorial em curso é necessário que o autor fique atendo ao seu e-mail e as informações a serem publicadas na página da revista.

Diretrizes para autores

Os autores serão responsáveis pelo conteúdo dos textos publicados, incluindo sua autenticidade e citações corretas de todo o material. Os autores serão também responsáveis por obter permissão escrita para publicar materiais originais (tais como fotografias, comunicações pessoais etc.) protegidos por leis internacionais de direitos autorais, responsabilizando-se também por quaisquer pagamentos implicados com sua reprodução.

Os autores deverão seguir o formato da revista para preparar e submeter os originais e permissões solicitadas. O autor sênior do texto publicado será solicitado a assinar o termo de responsabilidade e o termo de transferência de direitos de publicação.

Formatos e normas editoriais

Os formatos dos originais deverão obedecer aos seguintes critérios:

I. Artigos: Devem conter no máximo oito laudas, incluindo título (português e inglês), resumo e abstract (máximo de 200 palavras, espaço simples), texto, referências e notas.
II. Relatos de experiência: Devem conter no máximo quatro laudas, incluindo título (português e inglês), resumo e abstract (resumo máximo de 100 palavras, espaço simples), texto e referências.
III. Resumos expandidos: Devem conter no máximo duas laudas, incluindo título (português e inglês), resumo (objetivos, métodos, resultados, conclusão), palavras-chave e referências.
IV. Resenhas: Devem conter no máximo quatro laudas, incluindo título (português e inglês), texto e referências.
V. Entrevistas: Devem conter no máximo três laudas. A entrevista deve conter uma apresentação breve do entrevistado e as razões que levaram o entrevistador a entrevistá-lo sobre o tema em pauta, bem como situar seu lugar de fala e interesse sobre o assunto.
VI. Ensaios diversos: Incluem-se as produções (textos) livres, culturais e jornalísticas de atividades e ações desenvolvidas no Campus.

As normas dos originais enviados à revista deverão obedecer aos seguintes critérios:

I. Todos os artigos, relatos de experiência, resumos expandidos, resenhas, entrevistas e ensaios diversos enviados para submissão deverão estar como documento Word, em extensão “.doc” ou “.docx”.
II. Devem ser acompanhados de uma página de rosto, na qual deverá constar o título, nome (es) do(s) autor (es), instituição (ções) e o endereço completo para correspondência. O material enviado não será devolvido.
III. O texto deverá ser formatado em papel A4 (21,0 cm x 29,7 cm), com fonte Arial tamanho 12 e tamanho 10 para citações longas e notas de rodapé, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, parágrafo com 2 cm, margens: esquerda e superior 3 cm / direita e inferior 2,0 cm.
IV. As figuras ou mapas não gravados em meio eletrônico devem ser enviados sob a forma de uma cópia xerox a laser (formato A4 ou menor).
V. As fotografias (preto e branco) deverão ser enviadas em papel brilhante e bem contrastadas.
VI. Citações e notas:
a. As citações indiretas de autores, no corpo do texto, devem seguir a forma: Autor (data) ou (AUTOR, data). Exemplos: Segundo Cordeiro (2008) … ou (LIMA, 1999) / (TORRES; CASTRO, 2009) / (CASTRO; CORREA, 2005; CORDEIRO, 2008);
b. As citações diretas de até três linhas são integradas ao texto, entre aspas duplas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor, ano da publicação e página (ex. LIMA, 1999, p. 27);
c. Citações com mais de três linhas devem ser destacadas no texto com recuo de 4 cm em corpo 10, espaço simples, com a indicação: (AUTOR, ano, p.);
d. As notas de rodapé, tratando de observações, comentários e esclarecimentos feitos pelos autores, devem vir no final da página, em algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva ao longo do texto.
VII. Todas as referências citadas devem constar no final do manuscrito em ordem alfabética, alinhadas a esquerda, conforme exemplos a seguir:
1. Livro
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Os quilombos e a base de lançamento de foguetes de Alcântara: laudo antropológico. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambienre, 2006.
2. Livro com dois autores
MATOS, Elizete; MUGGIATI, Margarida M. Pedagogia hospitalar. Curitiba: Champagnat, 2001.
3. Parte de livro (capítulo)
GALINKIN, A. L.; ALMEIDA, A. M. O. Representações sociais da violência entre adolescentes e professores de classe média. In: CASTRO, L. R.; CORREA, J. (Org.). Juventude      contemporânea: perspectivas nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Nau/Faperj, 2005. p. 229-232.
4. Artigo em periódico
CARVALHO, Karoline Diniz. Análise do potencial turístico da Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, Maranhão, Brasil. Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 1, p. 1-18, jan./abr. 2016.
5. Trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses…)
BRAGA, Yara Maria Rosendo de Oliveira. Território étnico: conflitos territoriais em Alcântara, Maranhão. 2011. Dissertação (Mestrado), Universidade do Vale do Paraíba, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP 2011.
6. Publicações em eventos
BAHIA, Claudio José; PALUMBO, Lívia Pelli. Isenção tributária para pessoa com deficiência física não condutora de veículo automotor. In: ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI / UNINOVE, 23., 2013, São Paulo. Anais […]. São Paulo: UNINOVE, 2013. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/ ?cod=9aad93328ed02110. Acesso em: 10 nov. 2018.

Recomenda-se aos autores a utilização dos modelos/templates abaixo para redação dos trabalhos:

Template para Artigo em docx
Template para Relato de Experiência em docx
Template para Resumos Expandidos em docx

Condições para submissão

Como etapa do processo de submissão de manuscritos, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os requisitos listados a seguir.

1. O manuscrito deve ser original e inédito e, não estar em processo de avaliação para publicação por outra revista. Em caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor“.
2. Os textos devem descrever as atividades ligadas à linha editorial que tem por fomento as áreas de atuação do ensino, pesquisa e extensão realizadas por estudantes e servidores do IFMA Campus Alcântara.
3. Os manuscritos devem seguir os formatos e padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores/Formatos e normas editoriais.
4. O texto submetido deve estar adequado à metodologia adotada para a publicação dos manuscritos e à linha editorial da revista, bem como deve apresentar a relevância institucional e social da ação e demonstrar clareza textual, objetividade e organização sequencial de ideias.

Declaração de Direito Autoral

Os manuscritos publicados são de propriedade da Revista Institucional, sendo, portanto, vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

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