Página Inicial > Cursos > Tecnologia em Gestão de Turismo > Projetos de Pesquisa e Extensão – Gestão de Turismo

Projetos de Pesquisa e Extensão – Gestão de Turismo

publicado 25/04/2018 16h16 | última modificação 03/06/2019 10h50

PROJETO DIVINA HOSPITALIDADE

O Projeto propõe-se a divulgar e sobretudo, contribuir para a valorização de um patrimônio imaterial tão singular que é a Festa do Divino Espírito Santo, principal representante das festividades do município de Alcântara. Segundo registros históricos, a festa teve origem em Portugal e chegou ao Brasil no período da colonização portuguesa, difundindo-se por vários estados brasileiros, dentre eles o Maranhão.
O Festejo do Divino Espírito Santo em Alcântara se inicia na Quinta-feira da Ascensão do Senhor e vai até o Domingo de Pentecostes e não tem relação com terreiros de mina, como em São Luís. No último dia da festa são anunciadas as pessoas que constituirão o império no ano seguinte. Estes personagens são assim representados na festa pelo Imperador que a cada ano é alternado com Imperatriz, Mordomo-Régio ou Mordoma-Régia se for Imperatriz, Mordomos-Baixos e Mordomas-Baixas. Outro personagem típico da festa são as Caixeiras – mulheres que tocam tambores e cantam em louvor ao Divino Espírito Santo.

Acesse o Guia Turístico de Alcântara em PDF (Divina Hospitalidade 2019)

PROJETO INVENTÁRIO TURÍSTICO

O Projeto de Inventário Turístico trata-se de um documento técnico que consta informações acerca do município de Alcântara, no que tange aos seguintes aspectos: serviços públicos disponíveis; organizações sociais locais; dados socioeconômicos; atrativos turísticos naturais, históricos e culturais, além de listar os serviços e equipamentos de hospedagem, alimentação e entretenimento, considerando o potencial turístico da cidade. Com isso, tem-se a finalidade de elucidar informações e registros fotográficos que sirvam de instrumentos de trabalho para a elaboração de um Plano Turístico do município visando através de projetos e ações a correta ordenação e desenvolvimento do turismo no território. O desenvolvimento do turismo na referida localidade pode possibilitar a geração de trabalho e renda para a comunidade, assim como contribuir para a sustentabilidade ambiental e sociocultural do município. Esse trabalho é resultado de um Acordo de Cooperação entre o IFMA Campus Alcântara com a Prefeitura do município e o escritório técnico em Alcântara da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Maranhão. O Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer representado pelas professoras Luciana Castro, Danielle Rocha, Ana Jéssica Corrêa, Luisa Cutrim e Vanda Freire. O trabalho teve ainda a cooperação técnica da Secretaria de Cultura e Turismo do município e a contribuição de alunos, empreendedores locais e instituições culturais.

A equipe técnica de desenvolvimento do Inventário Turístico tem a intenção de atualizar periodicamente o documento com novas informações sobre o município de Alcântara.

Acesse o Inventário Turístico de Alcântara em PDF