Página Inicial > Notícias > Estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo colam grau

Estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo colam grau

A Colação de grau dos estudantes do Campus Alcântara ocorreu no dia 28 de janeiro de forma virtual.
  • publicado 02/02/2021 18h34
  • última modificação 02/02/2021 23h38

No dia 28 de janeiro, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Alcântara, realizou a nona colação de grau do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. A cerimônia aconteceu em conjunto com a colação de grau do curso superior em licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Timon, e foi presidida pelo reitor, Carlos César Teixeira Ferreira. Em virtude da pandemia da Covid-19, a cerimônia ocorreu de modo virtual, por meio do Google Meet, sendo a transmissão disponibilizada pelo Canal no YouTube do Campus Alcântara.

Participaram da mesa solene virtual o reitor, Carlos César Teixeira, o diretor-geral do Campus Alcântara, Jorge Renato Santos da Silva, o diretor-geral do Campus Timon, Rommel de Sousa Neves, o pró-reitor de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA, Maron Gomes, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Rogério Teles, a pró-reitora de Administração do IFMA, Lucimeire Amorim Castro, o diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Alcântara, Mário Renato Nunes, o diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Timon, Deusdete de Sousa Brito, a coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do IFMA Campus Alcântara, Ana Jéssica Corrêa Santos, o coordenador do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Timon, Wesley de Sousa Santos, o paraninfo do curso de Gestão de Turismo do Campus Alcântara, Valdemir José Máximo, o paraninfo da turma de Ciências Biológicas do Campus Timon, João Guido Ayres Matos Filho, a patronesse da turma de Tecnologia em Gestão de Turismo do Campus Alcântara, Luísa Belo Cotrim, o patrono da turma de Ciências Biológicas do Campus Timon, Cristiano Jackson da Costa Coelho.

Nesta colação de grau do curso superior em Gestão de Turismo, o paraninfo escolhido foi o professor Valdemir José Máximo Omena da Silva, a patronesse, a professora Luísa Belo Cotrim e o nome da turma escolhido, o da professora Luciana Luisa Chaves Castro. Ao todo, colaram grau, oito alunos do curso superior em Gestão de Turismo e dois alunos do curso superior em Ciências Biológicas.

A aluna Jacira dos Santos Pereira Costa foi a escolhida para ser a juramentista do curso em Gestão de Turismo, já o aluno Carlos Fernando Ramos Nogueira, também do curso superior em Gestão de Turismo, foi o orador das turmas. Em seu discurso, o aluno enfatizou o desejo de contribuir para o desenvolvimento do turismo da cidade de Alcântara e citou que, apesar de a caminhada ter sido longa, conseguiram chegar à conclusão do curso, e por isso, agradecem ao IFMA pela oportunidade.
O paraninfo escolhido da turma em Gestão de Turismo, o professor Valdemir Omena, em suas palavras, disse que ficou honrado em ter sido escolhido para paraninfo da turma e complementou: “hoje, vocês dão o primeiro passo para que se tornem profissionais. Já dizia Paulo Freire: “educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas, pessoas transformam o mundo” com isso mostro a responsabilidade que hoje vocês estão recebendo após o seu juramento, vocês serão vistos, ouvidos e serão exemplos para muitas pessoas”, declarou.

O diretor-geral do Campus Alcântara, o professor Jorge Renato, em sua fala, parabenizou todos os formandos. Além disso, incentivou os alunos a buscarem os seus sonhos. Fez uso de citação de Michelle Obama, que diz: “quando os tempos ficarem difíceis e o medo se instaurar, pense naquelas pessoas que abriram caminho para você, e naquelas que estão contando com você para abrir o caminho para elas. Nunca deixe que a insegurança ou o medo ditem o curso da sua vida. Segure firme nas possibilidades e se projete para além do medo […]”. Por fim, encerrou desejando sucesso a todos.

Logo em seguida, o reitor, Carlos César, em sua fala, agradeceu a confiança que os estudantes e seus familiares depositaram na instituição. Complementou dizendo: “Nem tudo nessa vida é fácil, mas, com certeza, nada é impossível. Ser forte não é ter a força de leão, mas sim a paciência e humildade de um pássaro que, mesmo na gaiola, nunca deixa de cantar e nem perde a esperança de voar [..]”. O reitor ainda desejou que os estudantes tenham êxito nas suas atuações profissionais.