Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Covid19: Pesquisa investiga perspectivas de turismo
Início do conteúdo da página Notícias

Covid19: Pesquisa investiga perspectivas de turismo

  • Assessoria de Comunicação com informações do campus
  • publicado 07/12/2020 17h59
  • última modificação 07/12/2020 18h03

“O Turismo e a covid-19: estudo acerca das perspectivas de viagem da população ludovicense frente à pandemia do coronavírus”. Esse é o título da pesquisa apesentada por pesquisadoras do IFMA Campus Alcântara no 17º Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, realizado no formato de “Webseminário”, entre os dias 2 e 4 de dezembro.

 

O artigo científico é resultante de iniciada em maio deste ano pelas professoras Ana Jéssica Corrêa, Luciana Chaves Castro e Luísa Belo Cutrim, do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do campus.

“Observamos a necessidade de compreender o comportamento do ludovicense em relação ao planejamento de viagens, uma vez que os impactos da Covid-19 sobre o setor de turismo são evidentes e demandam atenção e investimentos no campo sanitário”, afirmou Jèssica Corrêa.

 

As pesquisadoras aplicaram um questionário on-line, durante o mês de junho, com indagações sobre cancelamento e remarcação de viagens, motivação de viagem durante e pós-pandemia, tipos de transportes e estrutura de acomodação e alimentação pretendidos, dentre outras variantes. “Apuramos que que o olhar crítico do consumidor de viagens está mais apurado, encontrando motivações na pandemia”, ressaltou Jéssica.

 

As pesquisadoras entendem que as perspectivas de viagens pelo ponto de vista do ludovicense pode ampliar o entendimento dessa demanda no mercado de viagens, diante do cenário de pandemia. “Isso pode possibilitar a tomada de decisões de profissionais de marketing sobre o desenvolvimento do produto, aliado às necessidades desse público, constituindo uma base de informações que direcionarão os equipamentos e prestadores de serviços em relação ao formato dos seus produtos”, afirmou a pesquisadora.

 

As professoras Jéssica, Luciana e Luísa pretendem providenciar a atualização dos dados, para um estudo de comparação das perspectivas de viagens em diferentes momentos do cenário de pandemia. “Trata-se de um tema emergente e dinâmico”, finalizou Jéssica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página