Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA Alcântara iniciará pesquisa de percepção sobre o Coronavírus
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA Alcântara iniciará pesquisa de percepção sobre o Coronavírus

Resultados servirão de apoio para propor políticas de educação na área da saúde.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 18/08/2020 15h16
  • última modificação 18/08/2020 15h17

Com o tema “Turismo, vulnerabilidade e risco em saúde: a pandemia da Covid-19 sob o olhar dos idosos”, servidoras e alunas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara iniciaram nesse segundo semestre uma pesquisa de Percepção Social que vai envolver 80 idosos.

A iniciativa objetiva conhecer as percepções dos idosos na cidade de Alcântara (MA), acerca das vulnerabilidades e riscos em saúde em relação ao turismo e a Covid-19, além de conhecer as principais medidas de prevenção adotadas por eles durante a pandemia.

De acordo a professora Ana Cláudia Caminha, da equipe que faz parte da pesquisa, a participação da população idosa nesse momento é muito importante, “pois irá permitir que essa população tenha seu espaço de fala frente à essa situação de pandemia”.

O resultado da pesquisa vai servir de apoio para que a Secretaria de Saúde do Município promova as suas ações de educação em saúde, com base nas fragilidades e necessidades existentes nos discursos dos idosos, pois informações limitadas são prováveis fatores que contribuem para o agravamento da situação de vulnerabilidade, podendo assim comprometer a questão da prevenção da doença.

O projeto de pesquisa foi aprovado no mês de junho pela PRPGI, por meio do edital de fluxo contínuo de pesquisa voluntária nº167 de 2019. Ele foi cadastrado na Plataforma Brasil, e, aprovado pelo Comitê de Ética assegurando, assim, seguir as atuais diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos, Resolução 466 de 12/12/12 e a Resolução 510 de 07/04/16.

Compõem a equipe da pesquisa as servidoras Ana Claudia Caminha, Ana Jéssica Corrêa, Francy Jony Brito, Maria de Jesus Castro e Mônica Paiva, além das alunas Alessandra Alves, Dielliane Viegas, Lizandra Almeida e Sirlayne Goes.

Fim do conteúdo da página