Página Inicial > Notícias > Campus promove exposição sobre arte moderna

Campus promove exposição sobre arte moderna

Um dos destaques são as telas que trazem a cidade de Alcântara em uma releitura de quadros famosos. Mostra fica aberta até o início do semestre letivo, no IFMA Campus Alcântara.
  • publicado 20/12/2019 11h24
  • última modificação 20/12/2019 11h24

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara promove uma exposição sobre arte moderna, como trabalho de finalização da disciplina Arte III, oferecida aos alunos dos cursos técnicos. Dadaísmo, Cubismo, Abstracionismo, Fovismo, optical art, pop art e expressionismo foram alguns dos temas abordados. Um dos destaques da mostra são as telas que trazem a cidade de Alcântara revisitada mesclando técnicas e características baseadas em pintores e movimentos artísticos famosos.  A exposição, organizada no hall de entrada do campus, ficará aberta até o início do semestre letivo.

Em uma das telas, as ruínas da Igreja Matriz da cidade aparecem em tom roxo, com céu alaranjado ao fundo, fazendo referência às obras de pop art. Em outro quadro, um pescador, trabalhador tipo da região, foi retratado com características que aludem a uma das mais emblemáticas obras plásticas do modernismo brasileiro, Abaporu, de Tarsila do Amaral. Noutra pintura, a porta arqueada aberta da ruína de um casarão leva a uma reprodução da “Composição em vermelho, amarelo, azul e preto” (1921), de Piet Mondrian.

A exposição, que teve início no dia 16 de novembro, foi coordenada pelo professor Armando Veras, que ministra a disciplina de Arte III, que aborda temas que envolvem História da Arte, o estudo do patrimônio e atividades práticas do teatro e artes plásticas. Para a mostra, os estudantes precisaram montar as telas, construindo o chassi com medida de 1m por 1,70m, colocando o tecido e preparando-o para o início do desenho por meio da técnica de esquadrinhamento para, em seguida, realizar a pintura definitiva feita com tinta de tecido, de baixo custo e fácil acesso.