Página Inicial > Notícias > Inscrições de propostas se encerram dia 11 de novembro

Inscrições de propostas se encerram dia 11 de novembro

Em 2019 o Campus Alcântara sedia o IX Seminário, com temática: Políticas Públicas: resgate do valor de pertencimento das comunidades afrodescendentes
  • publicado 08/11/2019 15h50
  • última modificação 10/11/2019 15h57

O Instituto Federal do Maranhão, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indiodescendentes (Neabi), informa que termina na próxima segunda-feira, 11 de novembro, o prazo para submissão de trabalhos no IX Seminário de encerramento do mês da consciência negra do NEABI/IFMA, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, no Campus Alcântara, onde será discutida a temática – Políticas Públicas: resgate do valor de pertencimento das comunidades afrodescendentes.

As proposições de oficinas, comunicações orais, relatos de experiências e apresentações culturais devem ser feitas no site do evento, onde encontra-se a Programação completa.

A iniciativa visa oportunizar espaços para o debate e compreensão da criação e/ou implementação das políticas públicas para identidade de pertencimento das comunidades afrodescendentes. Envolve um público-alvo formado por alunos e servidores neabinos dos campi do Instituto Federal do Maranhão, alunos da educação básica do município de Alcântara e adjacências, instituições governamentais, municipais e estaduais, além de movimentos sociais e comunidades Quilombolas. Cerca de trezentas pessoas são esperadas para o Seminário.

O mês de novembro foi o período escolhido para a realização do evento por assinalar o Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro –  estabelecido pelo projeto lei número 10.639, em referência a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1665.

O Seminário

Atualmente, é um dos mais importantes eventos do NEABI/IFMA, conglomerando mais de vinte campi, distribuídos em todo estado do Maranhão. Durante o Mês da Consciência Negra é fomentado um debate a partir de um tema comum a todos os campi em preparação para o momento de culminância sistêmica em um dos campi da Rede.

Vale lembrar que o Campus Alcântara foi escolhido para sediar o IX Seminário durante a Plenária final do VIII Seminário de Encerramento do mês da Consciência Negra do NEABI/IFMA, realizado em 2018, no IFMA – Campus Pedreiras, entre os dias 29 de novembro e 30 de dezembro. No local, foi discutida “A contextualização das relações étnico-raciais no PDI do IFMA: desafios e perspectivas”.

Segundo o chefe do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social do IFMA, professor João Batista Botelho, o NEABI/IFMA – Campus Alcântara aceitou prontamente a indicação por acreditar que os Seminários de Encerramento do mês da Consciência Negra do NEABI/IFMA se consolidam a cada edição como um importante espaço para discutir a formação profissional que o Instituto Federal do Maranhão tem promovido, além de garantir debates e troca de experiências essenciais a produção, socialização do conhecimento e luta contra os preconceitos historicamente enraizados.

Acolhida

A perspectiva para este IX Seminário é de que o Campus Alcântara receba estudantes de diferentes campi e instituições, além de representantes de diversos setores da sociedade, como poetas, estudiosos da educação, gestores, lideres quilombolas, representantes de movimentos sociais e profissionais das mais variadas áreas, fomentando de tal modo, espaços coletivos de articulação e troca de experiências e aprendizagens, assim como a unificação de agendas, ações e projetos entre as diversas entidades e pessoas envolvidas na construção de uma sociedade crítica e transformadora. Para inscrições, acesse aqui