Página Inicial > Notícias > Estudantes participam de Congresso Brasileiro de Turismo

Estudantes participam de Congresso Brasileiro de Turismo

Evento foi realizado em Fortaleza (CE) e abordou o compromisso do turismólogo coma Agenda 2030 da ONU.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 29/10/2019 10h25
  • última modificação 29/10/2019 10h25

Nove alunos do 6º período do Curso Superior em Gestão de Turismo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara participaram do XXIX Congresso Brasileiro de Turismo e ICBTuris – Congresso Brasileiro de Turismólogos e Profissionais do Turismo, acompanhados por 4 professores do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

O evento foi realizado em Fortaleza (CE), de 03 a 05 de outubro, e teve como tema central “Turismólogo, profissão de interesse público e o compromisso com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e abordou várias temáticas relacionadas às políticas públicas de turismo; turismo e saúde; acessibilidade no turismo; profissão do turismólogo; turismo de base comunitária entre outros.

Além de participarem das atividades no Congresso, os alunos vivenciaram experiências no Centro Histórico de Fortaleza, com visitas a igrejas, museu, centro cultural e Mercado Municipal, além de uma visita técnica à praia de Cumbuco. Essas visitas técnicas proporcionaram um olhar sobre a identidade cultural do local e os equipamentos turísticos.

De acordo com a Associação Nacional de Bacharéis de Turismo – ABBTUR, promotora do evento, o congresso teve como objetivos discutir temas que “representassem os interesses profissionais, assim como debater a colaboração dos turismólogos na prevenção da saúde da coletividade, na preservação do patrimônio material e imaterial, bem como ser profissionalmente instrumento de fortalecimento do desenvolvimento sustentável e ressaltando o compromisso desses profissionais com a Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”.

A professora Luísa Belo, do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer destacou que “os alunos tiveram oportunidade de observar a dinâmica de destino turístico consolidado através da vivência prática em atrativos, além da oportunidade de troca de experiências com profissionais, pesquisadores e outros estudantes de Turismo durante a participação no Congresso”.

Saiba mais

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram em Nova York (Estados Unidos) e reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.