Página Inicial > Notícias > Campus Alcântara realiza I Semana do Livro e da Biblioteca

Campus Alcântara realiza I Semana do Livro e da Biblioteca

Evento ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, organizado pela Biblioteca “Moacyr Melquíades Brito Amorim”, da unidade de ensino.
  • publicado 25/10/2019 10h40
  • última modificação 25/10/2019 10h40

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizou, nos dias 22 e 23 de outubro, a I Semana do Livro e da Biblioteca. O evento foi organizado pela Biblioteca “Moacyr Melquíades Brito Amorim”, da unidade de ensino, com o objetivo de estimular o hábito pela leitura, disseminando a informação e o conhecimento, bem como divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização e promoção do acesso à informação e às diversas formas de manifestações artísticas e culturais. As atividades tiveram a participação dos alunos do IFMA e de estudantes da Escola Barão de Grajaú, da Comunidade Cajueiro.

No primeiro dia do evento, a bibliotecária Janaína Bianque do Nascimento Abreu, do IFMA Campus São Luís-Maracanã, apresentou uma palestra sobre a importância da leitura, do livro e da biblioteca. Ela explicou a importância dos alunos ocuparem os espaços de leitura (a biblioteca) como forma de ampliar seus conhecimentos e exaltou a relevância do evento como forma de incentivar o hábito pela leitura.

Também no primeiro dia, foi realizado o Momento Literário, em que os alunos do IFMA puderam recitar seus escritos. A ação foi mediada pela professora Adriana Maria Franco. A bibliotecária Tatiane Mendonça, que assistiu às apresentações, destacou o talento dos estudantes para a escrita de textos literários. “Um momento único e muito especial”, comentou.

Ainda no primeiro dia, os alunos do 8º e 9º ano da Escola Barão de Grajaú da Comunidade Cajueiro-Alcântara participaram de um bate-papo e bingo literário na Biblioteca. Foi realizada ainda, para alunos e servidores do IFMA, uma oficina de normalização de textos, com as bibliotecá

rias Amália da Guia e Tatiane Mendonça.

A programação continuou no dia 23, com a apresentação do Concurso de melhores frases, em que os participantes deveriam completar a sentença “Se eu fosse um livro…”. Os premiados foram os alunos Cláudio Henrique Chagas da Luz, Duciléia da Cruz Pereira Ribeiro, Jhennifer Thaíse Pereira Amorim e Júlia Gabryelle Pereira Moreira.

Durante a tarde aconteceu a “Conversa com autor”, que contou com a presença de dois autores do próprio campus, os estudantes Júlia Gabryelle Pereira Moreira e Valdinei Benedito Ribeiro. A atividade foi mediada pelos professores Ilanna Maria Izaias do Nascimento e João Batista Sousa de Carvalho. Os autores foram convidados a contar um pouco sobre sua história de vida e seus primeiros passos e experiências com a leitura e escrita. Em seguida ocorre um bate-papo sobre as trocas e experiências de leitura com a aluna Duciléia da Cruz Pereira Ribeiro e a professora Clecia Assunção Silva. No encerramento, foi exibido o filme Fahrenheit 451, baseado no livro de Ray Bradbury.