Página Inicial > Notícias > Parceria busca viabilizar inventário turístico em Bequimão

Parceria busca viabilizar inventário turístico em Bequimão

Termo de cooperação técnica foi assinado na sexta-feira (27) entre Campus Alcântara e poder público do município
  • publicado 03/10/2019 09h32
  • última modificação 03/10/2019 09h32

Representantes do IFMA e Prefeitura de Bequimão reunidos para tratar do termo de cooperação

O campus do IFMA em Alcântara e a Prefeitura do município de Bequimão assinaram em 27 de setembro (sexta-feira) um termo de cooperação técnica com a finalidade de viabilizar a elaboração de um inventário turístico da cidade. Esse instrumento é de relevância como apoio à gestão da atividade turística, sendo inclusive requisito para a captação de recursos junto a fontes externas.

A partir da parceria com o IFMA, uma equipe de pesquisadores e estudantes do Campus Alcântara fará um levantamento para identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos de apoio ao turismo, disponíveis em Bequimão, cidade localizada na região da Baixada Maranhense. A iniciativa tem ainda o objetivo de favorecer a exploração sustentável de polos turísticos do município, além de estabelecer uma rota ecológica de turismo pelas comunidades às margens do Rio Itapetininga.

Para a execução do projeto, o IFMA contará com a participação de professores de diversas áreas, coordenados por docentes do eixo de Turismo do Campus Alcântara. Em contrapartida, a Prefeitura de Bequimão arcará com o transporte para deslocamento da equipe, assim como alimentação e hospedagem.

Na assinatura do termo de cooperação, o IFMA teve a presença do diretor-geral do Campus Alcântara, Edalton Silva, e das professoras da área de Turismo, Luciana Luísa Chaves Castro (coordenadora do curso superior de Tecnologia em Gestão de Turismo), Ana Jessica Correa Santos, e Danielle Cunha de Souza da Rocha. A administração pública de Bequimão teve representação de Edmilson Pinheiro, secretário adjunto de Meio Ambiente e Turismo. Com ele, o titular da pasta de Cultura e Promoção da Igualdade Racial, Rodrigo Martins, que também preside o Conselho Municipal de Turismo, e outros membros conselheiros.