Página Inicial > Notícias > IFMA discute questão ambiental em Alcântara

IFMA discute questão ambiental em Alcântara

Evento marcou o dia mundial do meio ambiente no campus
  • publicado 14/06/2019 16h51
  • última modificação 14/06/2019 16h51

“Saneamento e Sustentabilidade: as condições de Alcântara”. Esse foi o tema da ação desenvolvida pelo IFMA Campus Alcântara, no dia 5 de junho – dia mundial do meio ambiente, com uma programação reflexiva e de engajamento socioambiental.

“O objetivo foi semear responsabilidade socioambiental e mobilizar o engajamento da comunidade em defesa do direito ao saneamento básico”, afirmou Rita Gomes, psicóloga do campus e integrante do Núcleo de Educação Ambiental e da comissão organizadora do evento. “Todos tem direito a um meio ambiente de qualidade, que respire sustentabilidade e que permita que homens e mulheres vivam com dignidade”, prosseguiu.

Na solenidade de abertura, com a presença do diretor geral do campus, Edalton Silva, e do diretor de Desenvolvimento Educacional, Jorge Santos, foi realizada a entrega oficial do mapa da fonte do Mirititiua, organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do campus, à Secretaria de Meio Ambiente do Município de Alcântara.

Foram ofertadas oficinas, minicursos, atividade pelas ruas de Alcântara e uma ação de educação ambiental com os estudantes do Ensino Fundamental da Escola Barão de Grajaú, no povoado quilombola de Cajueiro.

A programação contou, ainda, com uma roda de conversa sobre “Saneamento e Sustentabilidade – as condições de Alcântara”. A atividade  teve a participação de Nivaldo de Jesus (chefe do Departamento de Extensão e Relações Institucionais do campus); de Mariana Nascimento (técnica da Universidade Federal Fluminense e integrante da equipe que elaborou o plano de saneamento básico de Alcântara); Ana Carolina Sena (analista ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do município); João Nunes (representante da Comunidade de Peptal); Jeandson Araújo (representante da comunidade do Pavão) e dos estudantes Helen da Silva e Hugo Penha (do curso de Meio Ambiente do campus).

Houve, ainda, a Amostra Sustentável, apresentação musical “Salve o Peptal” (organizada pelo professor Saul Gutman com os estudantes do curso de Meio Ambiente), espaço para relatos de experiências (coordenado pela professora Adriana Franco e pela estudante de Meio Ambiente Abgail Coelho).

Uma sessão de recitações de poesias sustentáveis encerrou o evento realizado em celebração à data instituída há 47 anos na reunião plenária da assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU).