Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Ação de limpeza marca II Semana do Meio Ambiente do IFMA

Ação de limpeza marca II Semana do Meio Ambiente do IFMA

Com o tema “Turismo Sustentável: desafios e perspectivas em Alcântara/MA”, evento teve programação nos dias 6 e 7
  • Com informações do IFMA Campus Alcântara
  • publicado 13/06/2017 09h58
  • última modificação 13/06/2017 09h58

Alunos recolhem lixo deixado por visitantes e moradores na praia da Beirada.

Uma ação de limpeza na praia da Beirada marcou a programação da II Semana do Meio Ambiente no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara, realizada nos dias 6 e 7 de junho. Com o tema “Turismo Sustentável: desafios e perspectivas em Alcântara/MA”, evento teve ainda mesas redondas e apresentações de trabalhos.

As atividades foram alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A semana foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Ambientais do Maranhão (GEPAM) e debateu a concepção de turismo sustentável com o objetivo de valorizar os elementos históricos, culturais e ambientais de Alcântara, que têm potencial para serem transformados em roteiros turísticos dentro da perspectiva do desenvolvimento do turismo sustentável. “Estamos estimulando o debate sobre a exploração do potencial turístico que a cidade oferece a partir dos pressupostos do turismo sustentável”, disse o diretor de Desenvolvimento Educacional Jorge Renato da Silva.

A ação de limpeza ocorreu na tarde do primeiro dia de programação e reuniu dezenas de alunos do campus. Com sacolas plásticas e luvas, eles coletaram vários tipos de resíduos sólidos, como embalagens plásticas de bebidas e alimentos. Pela manhã, foi realizada a mesa redonda intitulada “Turismo Sustentável: dimensões social, econômica e ambiental e perspectivas”, com a participação da professora dra. Ana Rosa Marques do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); da mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas, Liz Renata, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que atua como educadora no Museu Casa Histórica de Alcântara; da professora Mariana Cronemberger, do IFMA Campus Alcântara; e como mediadora a professora Vanda Maria Freire, do Curso Tecnológico em Gestão de Turismo do IFMA Campus Alcântara.

Estudantes participam de mesa redonda no auditório do campus durante II Semana do Meio Ambiente.

No segundo dia, os alunos dos Cursos Técnicos Integrados de Meio Ambiente e Eletrônica e dos Cursos Técnicos Subsequentes em Hospedagem e Superior Tecnológico em Gestão de Turismo apresentaram trabalhos sobre artesanato e culinária local, comunidades quilombolas de Alcântara, dança portuguesa, Festa do Divino, tambor de crioula e trilhas educativas. Essas atividades aconteceram durante a manhã e a noite.

No período vespertino, foi realizada a mesa redonda “Turismo Sustentável: problemas e soluções para a atividade em Alcântara/MA”, com a participação da analista ambiental Raissa Ribeiro Azulay, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); do diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Alcântara, Alin Ferreira Pereira; do tecnólogo em Hotelaria Nailton Lobato, representando os guias turísticos da cidade; do técnico em Guia de Turismo Cláudio Vinícius Pereira, representando o setor de hospedagem; do empreendedor Danilo de Alcântara, representando o setor de bares e restaurantes da cidade; e como mediadora a professora Vanda Maria Freire, do Curso Tecnológico em Gestão de Turismo, do IFMA Campus Alcântara.