Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA recebe Fábrica de Ideias neste sábado (25) em Alcântara

IFMA recebe Fábrica de Ideias neste sábado (25) em Alcântara

Seminário internacional de estudos étnico-raciais começou dia 18 em São Luís. Três pesquisadores do IFMA tiveram trabalhos selecionados para o evento.
  • publicado 24/03/2017 16h50
  • última modificação 24/03/2017 16h50

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara receberá neste sábado (25) a XVIII edição do Fábrica de Ideias, um seminário internacional de pesquisa e pós-gradução, com cursos avançados em estudos étnicos raciais. É a primeira vez que o Maranhão sedia o evento, que foi iniciado dia 18 e vai até o dia 31 de março. A programação acontece em São Luís e Alcântara. Três pesquisadores do IFMA tiveram trabalhos selecionados para o seminário.

O Fábrica de Ideias traz aulas públicas para estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do Brasil e do exterior, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa relacionados ao tema geral do evento este ano, “Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais”. Segundo os organizadores, o seminário pretende contribuir para o desenvolvimento de programas de pós-graduação do país, incentivando o contato entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e estimulando parcerias entre instituições de ensino superior brasileiras e universidades de outros países.

A maior parte da programação ocorre em São Luís. Em Alcântara, no Auditório do IFMA, serão realizadas duas aulas públicas no sábado. Às 10h ocorre a aula “Comunidades quilombolas: patrimônio e memória”, com o professor Dr. Marcelo Mello, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Às 11h será realizada a aula “Os impactos sociais e culturais do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA”, com a Profª. Drª. Maristela de Paula Andrade (UFMA). Na tarde de sábado, os participantes visitarão uma comunidade quilombola em Alcântara. No domingo o dia é livre para os visitantes conhecerem a cidade.

Pesquisas do IFMA –Os pesquisadores do IFMA Celeste Ferreira (Campus Alcântara), Erivaldo Freire (Campus Alcântara) e Nila Santos (Campus Pedreiras) tiveram trabalhos selecionados para apresentação em Grupos de Trabalho no evento. Eles concorreram a uma vaga com dezenas de estudantes de pós-graduação do país e exterior.  Os Grupos de Trabalho são realizados em salas de aula do Curso de História da UEMA – na Rua da Estrela, 329, Centro Histórico, São Luís.

A professora de História Nila Michele Santos foi selecionada com o trabalho “Relações de poder e afetividade entre escravizados e senhores no Maranhão Setecentista”, que ela desenvolve com os alunos do IFMA Campus Pedreiras. O projeto é resultado de sua dissertação de mestrado e foi adaptado aos estudantes do IFMA para, entre outros objetivos, estimulá-los a manter contato com documentos e fontes históricas.

Também professora de História, Celeste Silva Ferreira foi escolhida com o projeto “Entre escolhidos e classificadores: Apontamentos à aplicação da Lei de 1871 no Maranhão (1871-1888)”. Já o bibliotecário Erivaldo Silva Freire foi selecionado com o projeto “Desenvolver um modelo de inteligência competitiva na gestão da informação em destinos turísticos”.

Parcerias – A XVIII Fábrica de Ideias é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e em Ciências Sociais; a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas – Profissional; a UFBA, através do Centro de Estudos Afro-Orientais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos; o IFMA Campus Alcântara; o Centro de Estudos Africanos da Universidade de Bayreuth (Alemanha); e ainda o Governo do Estado do Maranhão, representado pela Secretaria de Igualdade Racial.

Novas edições do evento estão previstas para 2018, na Alemanha; 2019, em Moçambique; e 2020, em Salvador-BA.

Clique aqui para saber mais sobre a XVIII Fábrica de Ideias.

Programação em Alcântara

7h – 8h: Viagem de São Luís para Alcântara
10h – 11h: Aula pública – “Comunidades quilombolas: patrimônio e memória”/ “Quilombola Communities: heritage and memory”, com o Prof. Dr. Marcelo Mello (UFBA). Auditório do IFMA Campus Alcântara.
11h – 12h30: Aula  pública – “Os impactos sociais e culturais do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA”, com a Profª. Drª. Maristela de Paula Andrade (UFMA). Auditório do IFMA Campus Alcântara.

8h – 12h: Atividade recreativa
16h: Retorno de Alcântara para São Luís