Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA recebe Fábrica de Ideias neste sábado (25) em Alcântara
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA recebe Fábrica de Ideias neste sábado (25) em Alcântara

Seminário internacional de estudos étnico-raciais começou dia 18 em São Luís. Três pesquisadores do IFMA tiveram trabalhos selecionados para o evento.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 24/03/2017 16h50
  • última modificação 24/03/2017 16h50

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara receberá neste sábado (25) a XVIII edição do Fábrica de Ideias, um seminário internacional de pesquisa e pós-gradução, com cursos avançados em estudos étnicos raciais. É a primeira vez que o Maranhão sedia o evento, que foi iniciado dia 18 e vai até o dia 31 de março. A programação acontece em São Luís e Alcântara. Três pesquisadores do IFMA tiveram trabalhos selecionados para o seminário.

O Fábrica de Ideias traz aulas públicas para estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) do Brasil e do exterior, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa relacionados ao tema geral do evento este ano, “Patrimônio, Desigualdade e Políticas Culturais”. Segundo os organizadores, o seminário pretende contribuir para o desenvolvimento de programas de pós-graduação do país, incentivando o contato entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros e estimulando parcerias entre instituições de ensino superior brasileiras e universidades de outros países.

A maior parte da programação ocorre em São Luís. Em Alcântara, no Auditório do IFMA, serão realizadas duas aulas públicas no sábado. Às 10h ocorre a aula “Comunidades quilombolas: patrimônio e memória”, com o professor Dr. Marcelo Mello, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Às 11h será realizada a aula “Os impactos sociais e culturais do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA”, com a Profª. Drª. Maristela de Paula Andrade (UFMA). Na tarde de sábado, os participantes visitarão uma comunidade quilombola em Alcântara. No domingo o dia é livre para os visitantes conhecerem a cidade.

Pesquisas do IFMA –Os pesquisadores do IFMA Celeste Ferreira (Campus Alcântara), Erivaldo Freire (Campus Alcântara) e Nila Santos (Campus Pedreiras) tiveram trabalhos selecionados para apresentação em Grupos de Trabalho no evento. Eles concorreram a uma vaga com dezenas de estudantes de pós-graduação do país e exterior.  Os Grupos de Trabalho são realizados em salas de aula do Curso de História da UEMA – na Rua da Estrela, 329, Centro Histórico, São Luís.

A professora de História Nila Michele Santos foi selecionada com o trabalho “Relações de poder e afetividade entre escravizados e senhores no Maranhão Setecentista”, que ela desenvolve com os alunos do IFMA Campus Pedreiras. O projeto é resultado de sua dissertação de mestrado e foi adaptado aos estudantes do IFMA para, entre outros objetivos, estimulá-los a manter contato com documentos e fontes históricas.

Também professora de História, Celeste Silva Ferreira foi escolhida com o projeto “Entre escolhidos e classificadores: Apontamentos à aplicação da Lei de 1871 no Maranhão (1871-1888)”. Já o bibliotecário Erivaldo Silva Freire foi selecionado com o projeto “Desenvolver um modelo de inteligência competitiva na gestão da informação em destinos turísticos”.

Parcerias – A XVIII Fábrica de Ideias é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e em Ciências Sociais; a Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas – Profissional; a UFBA, através do Centro de Estudos Afro-Orientais e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos; o IFMA Campus Alcântara; o Centro de Estudos Africanos da Universidade de Bayreuth (Alemanha); e ainda o Governo do Estado do Maranhão, representado pela Secretaria de Igualdade Racial.

Novas edições do evento estão previstas para 2018, na Alemanha; 2019, em Moçambique; e 2020, em Salvador-BA.

Clique aqui para saber mais sobre a XVIII Fábrica de Ideias.


Programação em Alcântara


Dia 25

7h – 8h: Viagem de São Luís para Alcântara
10h – 11h: Aula pública – “Comunidades quilombolas: patrimônio e memória”/ “Quilombola Communities: heritage and memory”, com o Prof. Dr. Marcelo Mello (UFBA). Auditório do IFMA Campus Alcântara.
11h – 12h30: Aula  pública – “Os impactos sociais e culturais do Centro de Lançamento de Alcântara – CLA”, com a Profª. Drª. Maristela de Paula Andrade (UFMA). Auditório do IFMA Campus Alcântara.


Dia 26

8h – 12h: Atividade recreativa
16h: Retorno de Alcântara para São Luís


 

Fim do conteúdo da página