Página Inicial > Notícias > Campus realiza V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Campus realiza V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Palestras, minicursos, mostra de trabalhos e exposições compuseram a programação da SNCT.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do Campus Alcântara / Texto e fotos: Ana Carla Serra Gomes
  • publicado 06/12/2016 16h25
  • última modificação 06/12/2016 17h03

Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceu no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara a V Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sob a coordenação do professor e diretor de Relações Institucionais do Campus Alcântara, Valdemir Omena. A programação incluiu mostras de trabalhos, apresentação de pôsteres, palestras, minicursos e demonstrações nos laboratórios de Química e Eletrônica.

Sob a orientação dos professores do campus, alunos dos cursos técnicos em Eletrônica, Meio Ambiente e superior tecnológico em Gestão de Turismo tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e socializar o conhecimento científico e tecnológico produzido, e divulgar os projetos de pesquisa e extensão. Professores e técnicos administrativos do campus apresentaram palestras e minicursos durante o evento.

Palestra de abertura e Minicursos

Seguindo a temática definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) para a 13ª SNCT no Brasil (“Ciência Alimentando o Brasil”), o evento no Campus Alcântara teve a palestra de abertura “Os modos de produção de alimentos”, ministrada pela professora Ana Cláudia Caminha. Dando seguimento à programação da manhã, a enfermeira do campus, Letícia da Silva, ministrou aos presentes o minicurso “Manipulação, conservação e higiene de alimentos perecíveis”. Os visitantes e alunos do campus puderam aprender mais sobre a temática no segundo dia do evento, com os minicursos “Comportamento alimentar e os transtornos relacionados” (psicóloga Rita de Cássia) e “Aproveitamento de sobras na cozinha doméstica: da reutilização ao empreendedorismo” (professora Luisa Belo Cutrim).

Mostra de trabalhos

Nos dois dias de mostras de trabalhos e pôsteres, alunos de escolas públicas do município de Alcântara visitaram as exposições, tendo a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do IFMA. O objetivo de trazer alunos de escolas públicas a visitação foi estimulá-los a ingressar nos cursos oferecidos pelo IFMA Campus Alcântara.

Segundo o coordenador do evento, professor Valdemir Omena, neste ano foi possível levar para visitação das exposições alunos de escolas públicas tanto da sede de Alcântara como de comunidades quilombolas, entre elas Peru, Peroba e Santa Maria. Omena destacou que um fator primordial para o sucesso da SNCT foi o engajamento dos professores e servidores administrativos do Campus Alcântara, no evento que tem como objetivo levar educação científica para além das fronteiras da escola. “Os alunos convidados puderam conhecer e participar das apresentações oferecidas no cronograma. Conseguir inspirá-los para novas criações justifica o empenho e os resultados alcançados com esse evento”, pontuou.

Galeria Laboratórios de Química e Eletrônica