Página Inicial > Notícias > IFMA realiza trabalho de extensão em comunidade quilombola de Alcântara

IFMA realiza trabalho de extensão em comunidade quilombola de Alcântara

• publicado 21/10/2016 18h11
  • última modificação 21/10/2016 18h11

dsc01690O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara está preparando a formalização de um projeto de extensão na comunidade quilombola do São Raimundo. A ação é voltada para o Turismo de Base Comunitária e terá a participação de alunos e servidores, buscando a melhoria da qualidade de vida na localidade e desenvolvimento de potencialidades que possam ser usadas para a atividade turística.

O trabalho do Instituto com a comunidade começou em julho deste ano, durante a Semana do Turismo de Alcântara, quando alunos do curso de Gestão de Turismo realizaram atividades com os quilombolas sob a coordenação geral da professora Lílian Ferreira. Na ocasião, foram feitas visitas técnicas para trabalho etnográfico, fórum com a comunidade e evento com palestras, oficinas e cursos relacionados ao Turismo de Base Comunitária e ao desenvolvimento de saberes tradicionais da região, como a confecção de doce de espécie e licores.

A ideia é dar continuidade a esse trabalho de extensão durante todo o ano de 2017, com realização de atividades de interesse dos moradores e que possam colaborar para um desenvolvimento sustentável local. Além dos alunos de graduação e da professora coordenadora, participam também do projeto os servidores Celeste Ferreira, Erivaldo Freire e George Homem.