Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Campus Alcântara realiza 1° Encontro de Meio Ambiente

Campus Alcântara realiza 1° Encontro de Meio Ambiente

Evento ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho, com palestras, oficinas de reciclagem, minicursos e apresentação de trabalhos de alunos
  • Por Ana Carla Serra Gomes (Campus Alcântara), com edição da Asscom. Fotos: Ana Carla Serra Gomes.
  • publicado 03/06/2016 17h01
  • última modificação 06/06/2016 13h56
1º Encontro de Meio Ambiente - trabalhos de alunos (7)

Alunos apresentam trabalho de reutilização de materiais para artesanato.

Buscando despertar a consciência ambiental na comunidade escolar, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Alcântara realizou o 1° Encontro de Meio Ambiente. O evento ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho, com palestras, oficinas de reciclagem, minicursos e apresentação de trabalhos de alunos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e Superior Tecnológico em Gestão de Turismo. As ações fizeram alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

1º Encontro de Meio Ambiente - peça A Oração (1)

Grupo de Teatro do Campus Alcântara encena peça “A Oração”.

Na abertura do encontro, foi apresentada a peça “A Oração”, encenada pelo grupo de teatro do IFMA Campus Alcântara, que é coordenado pelo professor Armando Veras. A programação seguiu com a mesa redonda “Degradação e Preservação Ambiental”, com a participação de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA-MA), Jane Rodrigues e Izabel Camizão; do jornalista Cláudio Farias, que desenvolve trabalhos na área de desenvolvimento sustentável e estratégias para comunidades rurais quilombolas em Alcântara; e da engenheira florestal Danielle Celentano, pesquisadora associada ao Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON).

1º Encontro de Meio Ambiente - Oficina Jogo de Sucata

Estudantes participam de Oficina de Jogo de Sucata

Na tarde do dia 31 de maio, foram realizadas Oficinas de Reciclagem (Jogo de Sucata; Produção de Biodiesel) e Minicursos (Produção de Mudas; Identificação e Mapeamento de Trilhas Terrestres; Identificação de Áreas Degradadas por Imagem de Satélite), ministrados por professores da casa e um professor convidado.

1º Encontro de Meio Ambiente - Oficina Produção de Biodiesel (1)

Em oficina, alunos aprendem a fazer biodiesel com resíduos domésticos

A manhã do dia 1º de junho foi dedicada à apresentação de trabalhos dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente e do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo, que tiverem a orientação de professores do campus. Os trabalhos foram avaliados por uma banca composta por professores e uma pedagoga, e ao final os três melhores trabalhos foram anunciados, e receberão certificação pelo desempenho:

• 1° lugar: “Percepção ambiental dos estudantes de Meio Ambiente do IFMA”, apresentado pela aluna Steffany Christiane Lacerda Leite, e orientado pela professora Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira;
  • 2° lugar: “Monitoramento dos impactos ambientais provocados pela instalação e operação do CLA nos quilombos que ocupam a comunidade do Peru, Alcântara/MA”, apresentado pelo aluno Issac Leite, e orientado pelo professor João Paulo Pereira Rebouças;
  • 3° lugar: “Selos Verdes”, apresentado pelos alunos Jefferson Pinheiro, Suzana Martins e Mylena Gabryelly, e orientado pela professora Luciana Mendonça.

O encontro faz parte do calendário escolar 2016 do Campus Alcântara e foi pensado durante o Encontro Pedagógico realizado no início de março deste ano.