Página Inicial > Notícias > Questões raciais são discutidas na Semana da Consciência Negra

Questões raciais são discutidas na Semana da Consciência Negra

Evento ocorreu de 16 a 17 de novembro no IFMA Campus Alcântara, com parceria do Campus Pinheiro
  • publicado 30/11/2015 10h29
  • última modificação 30/11/2015 10h29
Semana da Consciencia Negra 2015

Abertura da Semana da Consciência Negra foi realizada no Auditório do IFMA Campus Alcântara

Com foco no debate de questões raciais, foi realiza de 16 a 17 de novembro a Semana da Consciência Negra IFMA Campus Alcântara 2015. Durante o evento, desenvolvido em parceria com o Campus Pinheiro, foram discutidas a violência contra a juventude negra, a cultura e herança étnica, a intolerância religiosa, entre outros assuntos.

O encontro foi marcado por palestras e apresentações culturais. Na palestra de abertura, o historiador mestre Wagner Cabral, professor e mestre da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tratou de “Juventude Negra e Violência no Maranhão”.

Oficina de Capoeira (2)

Oficina de Capoeira foi uma das atividades realizadas durante o evento

Já o professor doutor Antonio Evaldo Almeida Barros apresentou a palestra “Cultura e Heranças Étnicas na Formação do Maranhão”. O professor Rodrigo Quintanilha, do IFMA Campus Pinheiro, tratou de “A Identidade da Capoeira do Maranhão” e participou, com alguns alunos, de uma roda de capoeira.

No encontro, também foram destacadas a conquista de direitos e a luta histórica contra a discriminação. Foi apresentada a mesa redonda “Raça e Gênero: Conexões” e ainda a palestra “Intolerância Religiosa às religiões de matriz africana”, com a yalorixá Venina Carneiro, do terreiro Ilê Axé Alagbedê Olodumare. O professor mestre Jean Carlo Nunes Pereira, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), fez uma discussão sobre “Políticas afirmativas: as cotas raciais”.

Semana da Consciência Negra

Intolerância religiosa foi um dos temas tratados na Semana da Consciência Negra

Durante a Semana, houve espaço, ainda, para a discussão sobre as comunidades remanescentes de quilombo – Alcântara tem 139 povoados remanescentes. A professora da UFMA. Maria da Guia Viana apresentou a palestra “Comunidades Quilombolas: Educação e Política”.