Página Inicial > Notícias > Campus Alcântara realiza 1° Encontro de Formação Pedagógica

Campus Alcântara realiza 1° Encontro de Formação Pedagógica

Com o tema “Educação: Instrumento de Luta e Transformação Social”, evento ocorreu de 26 a 28 de agosto e teve a participação de servidores técnico-administrativos e professores do IFMA
  • publicado 11/09/2015 16h30
  • última modificação 11/09/2015 16h30
1º Encontro de Formação Pedagógica - Campus Alcântara

Evento buscou avaliar papel desempenhado pelo IFMA em Alcântara

Visando proporcionar um espaço de reflexões sobre o papel do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) no estímulo de práticas que tragam melhoria para a comunidade de Alcântara, foi realizado no município o 1° Encontro de Formação Pedagógica. A iniciativa teve como tema Educação: Instrumento de Luta e Transformação Social. O evento reuniu servidores técnico-administrativos e professores da instituição.

Durante o encontro foram promovidas palestras e mesas-redondas, que contaram com a participação de professores do IFMA e convidados de outras instituições, como a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade de São Paulo (USP).

O professor Manoel Fernandes (USP) apresentou a palestra O desencanto do mundo na educação que transforma. Já a professora Maria de Fátima Félix Rosar (UFMA), expôs reflexões sobre o contexto histórico-político no Brasil relacionado à educação técnica, com a palestra Cenários históricos do ensino técnico no Brasil. O objetivo foi promover uma contextualização do papel do IFMA no momento histórico atual.

Mesas-redondas – A professora Valdinéa de Jesus Sacramento (UFMA) e o professor Herliton Rodrigues (IFMA Campus Maracanã) foram os convidados da mesa redonda Políticas Públicas Transformadoras. Nela foram discutidas a implementação de políticas voltadas à inclusão e as relações étnico-raciais, bem como o papel do professor na promoção e disseminação dessas políticas.

A professora Katiuscia da Costa Pinheiro a a psicóloga Rita de Cássia Gomes da Silva (IFMA) participaram da mesa-redonda Ética na escola/ética no trabalho docente. Elas dialogaram sobre boas práticas que levam ao bom relacionamento entre colegas de trabalho e entre professores e alunos.

A Secretária Adjunta da Secretaria Estadual Extraordinária da Igualdade Racial, Maria do Socorro Guterres, e representantes de movimentos sociais de Alcântara foram os convidados da mesa-redonda de encerramento, com o tema Os movimentos de resistência em Alcântara como representação das disputas sociais no Maranhão. Na ocasião, foram discutidas as políticas de Estado voltadas para o reconhecimento das comunidades quilombolas em Alcântara. Também foi assunto o papel social do IFMA na disseminação de conhecimento para além das fronteiras físicas da Instituição.