Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMA arrecadam livros para povoados quilombolas em Alcântara

Alunos do IFMA arrecadam livros para povoados quilombolas em Alcântara

Os materiais foram entregues a escolas nas comunidades Terra Mole e Prainha
  • publicado 03/07/2015 12h02
  • última modificação 03/07/2015 15h30

Aliar a responsabilidade social com a gestão de negócios em turismo para benefício de comunidades. Esse foi o objetivo da Ação Empreendedora desenvolvida por estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em Alcântara. A iniciativa arrecadou livros e brinquedos que foram entregues em escolas nos povoados quilombolas Terra Mole e Prainha, situados no município. A distribuição dos itens ocorreu no dia 16 de junho.

A Ação Empreendedora foi elaborada pela turma do quarto período do curso Gestão de Turismo do IFMA Campus Alcântara, mas o projeto envolveu a participação de toda a comunidade acadêmica e outros parceiros. A atividade foi divulgada no campus e caixas de arrecadação personalizadas foram montadas na unidade do instituto no município. Servidores e alunos colaboraram na coleta.

Com o material arrecadado, foi possível montar bibliotecas na Escola Municipal Silvia Maia, em Terra Mola, e na escola Odilon Soares, em Prainha. Os livros devem ajudar na pesquisa e prática de leitura dos estudantes nos povoados.

Ação Empreendedora no Campus Alcântara

Estudantes do IFMA montaram ação social em colégio de comunidade quilombola em Alcântara

Ação social – No dia da entrega, ocorreu uma ação social. Durante o evento, foram distribuídos 50 kits infantis com escova, creme e fio dental. As crianças receberam aplicação de flúor e aprenderam práticas de escovação e a utilização do fio dental. Elas também participaram de jogos educativos e ganharam um brinquedo doado pelos parceiros do projeto. Já os pais de alunos puderam participar da palestra Obesidade, Hipertensão Arterial e Diabetes, ministrada pelo enfermeiro Leovegildo Branco e pela psicóloga Rita de Cássia, do IFMA. Após as diversões, foi servido lanche.

O projeto foi orientado pelo professor Valdemir Omena. Ele explica que os alunos do quarto período elaboraram todo o planejamento estratégico do evento, como a criação do plano de negócios e a identificação de parceiros para a execução da iniciativa. “Nós, professores, temos alegria em trocar experiências com alunos e a comunidade”, disse.