Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Alcântara: estudantes encerram semestre com visitas técnicas

Alcântara: estudantes encerram semestre com visitas técnicas

• publicado 08/08/2012 14h23
  • última modificação 08/08/2012 14h23

hosp-alunosNo finalzinho de julho, aconteceram duas visitas técnicas para os alunos do Curso Técnico em Hospedagem (II Módulo). Na primeira, os alunos visitaram a comunidade quilombola Itamatatiua, em Alcântara – MA, onde puderam conhecer as pessoas que ali moram e a produção local de artesanato em cerâmica, principal vocação local e atividade econômica da região.

hosp-pousadaOs alunos conheceram de perto e colaboraram com a pequena pousada de Itamatatiua, com três apartamentos e um refeitório, construídos com a ajuda do Governo Federal e administrados pela própria comunidade. Foram apresentadas sugestões e explanações quanto à decoração, atendimento, treinamento de pessoal, técnicas operacionais e de serviços, coleta de lixo e reutilizáveis.

A ida à Itamatatiua foi uma atividade complementar das disciplinas Técnicas de Recepção e Técnicas de Governança, ministradas pela professora Luísa Belo, com o apoio dos professores Augusto Nascimento, Edalton dos Reis e Lílian Pacheco.

hosp-det-restauranteA outra viagem de estudo foi para a capital São Luís, uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Técnicas de Restaurante e Língua Inglesa, ministradas respectivamente pelas professoras Lílian Pacheco e Ilanna Nascimento. Na ocasião os alunos visitaram diversos tipos de restaurantes e tiveram a oportunidade de vivenciar um ambiente real de trabalho, conversaram com profissionais da área e conheceram in loco algumas técnicas de serviços, móveis e utensílios utilizados no salão do restaurante.

A viagem foi precedida de um minicurso, para a elaboração de relatório técnico, orientado pelo bibliotecário Erivaldo Freire, que também contribuiu durante a realização das visitas.

hosp-romanos2De volta à Alcântara, no dia 31 de julho, aconteceu na Praça da Matriz o encerramento da disciplina, através de um simpósio no estilo romano, que teve como tema a Gastronomia. Entre alguns dos assuntos discutidos estavam a origem do vinho e do menu, foram citados como nomes importantes para a evolução da gastronomia cozinheiros, reis, czares como, Taillevent, Lucullus, Antôine Carême, Brillat- Savarin, Auguste Escoffier, Lao Tsé, Confúcio, Alexandre I, Carlos V, Luís XIV, Luís XV, Catarina de Médice, Paul Bocuse, Laurent Saudessau, Ferran Adriá, Alex Atala, entre outros.

Durante o simpósio foram servidos pães com azeite ou mel, azeitonas, uvas, maçãs, damascos e suco de uvas.