Página Inicial > Notícias > Notícias (Foto Pequena) > Campus Alcântara recebe alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA

Campus Alcântara recebe alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA

• publicado 15/05/2012 15h31
  • última modificação 15/05/2012 15h31
alcantaraNos dias 11 e 12 de maio aconteceu, em Alcântara, um intercâmbio entre alunos do Eixo de Hospitalidade e Lazer do IFMA e dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA. O encontro foi coordenado pelas professoras Lílian Pacheco (IFMA), Luísa Belo (IFMA) e Maria do Socorro Araújo (UFMA), com a colaboração do diretor geral do Campus Alcântara, Gairo Garreto.

Os visitantes foram recebidos no Núcleo Profissionalizante de Turismo e Hotelaria com um café da manhã regional, organizado pelos alunos do curso técnico em Hospedagem. Houve ainda uma sessão de pôsteres dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no Campus Alcântara. Em seguida, os 50 alunos da UFMA conheceram a comunidade de Itamatatiua, que é referência em artesanato produzido no município.

À noite, os alunos participaram de uma mesa-redonda sobre manifestações culturais com a participação das professoras Maria do Socorro Araújo (Cultura Popular/UFMA), Cristiane Mesquita (Turismo/IFMA) e Karina Waleska Scanavino (Gestora do Museu Casa Histórica de Alcântara). Na ocasião foram discutidos a importância dos saberes populares, os simbolismos e rituais da Festa do Divino Espírito Santo no município e alternativas para a preservação da tradição das caixeiras em Alcântara.
A programação continuou no outro dia com um city tour pela bucólica cidade histórica. O passeio foi conduzido pelo aluno Cláudio Diniz Pereira, do curso técnico de Guia de Turismo (Proeja) do Campus Alcântara.
Como última atividade, foram formados grupos de estudos com alunos das duas instituições com as temáticas: Gastronomia, Meios de Hospedagem, Festa do Divino, Comunidades Quilombolas e Patrimônio Material.
As coordenadoras do intercâmbio acreditam que esse encontro, além de oportunizar a troca de experiências entre os alunos, instigou a curiosidade acerca dos assuntos abordados e pode vir a ser um ponto de partida para a procura de mais informações.
Pelo IFMA, participaram do encontro, alunos do curso superior de Gestão de Turismo do IFMA e dos cursos técnicos em Hospedagem e Guia de Turismo.